Você sabia que a velocidade de carregamento da página de um site depende da localidade em que aquele conteúdo está armazenado? Já ouvir falar nas CDNs?
Pois bem, todos nós sabemos que a internet ameniza as distâncias, mas isso não se limita apenas a barreira física entre pessoas. Para acessar alguns sites de forma veloz e eficaz, o conteúdo deles precisam estar alocados em servidores que ficam distribuídos pelo mundo todo. Isso se trata da CDN (Content Delivery Network), ou simplesmente, rede de distribuição de conteúdo, em português.
A CDN se refere a um grupo de servidores distribuídos por diversos lugares do mundo que potencializam a entrega dos conteúdos dispostos na internet e isso, por sua vez, traz uma melhor experiência de acesso ao usuário. As CDNs são responsáveis por reduzir a latência nas páginas.
O conteúdo é todo e qualquer tipo de material que esteja anexado em um site, por isso, pode ser ser um textos, imagens e até vídeos.
De forma bem simples, um servidor é o responsável por processar e armazenar informações e desse modo, permitir a conexão de outros equipamentos através de uma mesma rede.
Os servidores processam as informações realizadas pelos usuários, enviam e recebem esses dados, sejam eles softwares, documentos, e-mails e até mesmo a hospedagem de sites. Isso permite um melhor desempenho durante a execução de algumas tarefas. Atualmente existem vários servidores, os que hospedam as CDNs são os servidores web.
O maior objetivo das CDNs é amenizar o tempo de carregamento ao acessar uma página da internet, ou algum de algum serviço de streaming antes de ser processado para o dispositivo. As CDNs são como uma espécie de “encurtador” de caminho.
Por exemplo, se você está no Ceará e deseja acessa um site que está hospedado em um servidor dos Estados Unidos, o tempo de resposta será diferente de um site que está hospedado em um servidor do próprio Ceará.
E sim, isso é uma questão de localização geográfica mesmo. Ao invés de levar o processamento do pedido a longas distâncias, as CDNs armazenam cópias destes conteúdos, que já estão armazenados nos servidores, e enviam a resposta solicitada até o usuário.
Por isso, se o servidor da sua internet for parceiro CDN, você terá uma melhor experiência no carregamento destas páginas, já que ele irá procurar servidores mais próximos a você otimizando a entrega do conteúdo. É a distância geográfica entre o servidor e o usuário que define a velocidade do processo.
A CDN não faz uma entrega direta ao usuário, afinal, quem tem acesso a esse tipo de funcionalidade são os provedores de internet, por isso, é de grande importância que o seu serviço de internet tenha a CDN.
Desse modo, você terá uma maior garantia de velocidade, segurança, qualidade e confiabilidade. Nós da Infolink Telecom, somos parceiros CDN, porque visamos entregar o que há melhor e mais veloz para todos os nossos clientes.
Todos nós estamos acostumados a acessar a internet e ao dar um “enter”, já termos a resposta ali em prontidão imediatamente. Quando acontece o inverso e leva alguns segundas a mais, já ficamos irritados pelo tempo de “demora”.
Por isso, é importante ter CDNs, com ele este tipo de situação é bem mais difícil de acontecer. Isso porque, ao solicitar um conteúdo a ‘cópia’ mais próxima a você será acionada reduzindo o tempo de carregamento e entrega.
Imagine milhares de pessoas tentando entra em um local simultaneamente. Pensou? Agora, imagine que este lugar possui apenas uma porta de entrada e todos estão com pressa e querem entrar o mais rápido possível. A resposta é bem simples, alguns não irão conseguir entrar.
É mais ou menos isso que pode acontecer quando os conteúdos de plataformas ou sites não estão alojados em uma CDN, ou quando um provedor não possui um servidor com este serviço. A CDN seria como uma espécie de “outra porta” que permitisse a entrada de mais pessoas de forma simultânea.
E este é um dos fatores que servem como garantia de uma melhor experiência de uso da internet.
Essa vantagem é indispensável para quem é dono(a) de sites, pois as redes CDN proporcionam uma segurança a mais em termos de ciber ataques. Mas, como seria isso?
Todo o tráfego do seu site passaria pela CDN e os servidores que abrigam a rede de distribuição dos conteúdos servem como uma espécie de barreira primária destes possíveis ofensores antes mesmo que alcance o servidor.