Conheça os tipos de conexão de internet ao longo do tempo - Infolink Telecom
×
Para Empresas Para Você
Central 24h: (85) 3260-0499

Conheça os tipos de conexão de internet ao longo do tempo

8 de abril de 2022
tipos de conexões de internet

É quase impossível imaginar como seria a vida das pessoas sem acesso à internet. Desde as atividades mais simples, como se comunicar com alguém, ver uma receita para fazer o almoço e até para trabalhar, a internet é necessária no dia a dia.

No entanto, desde sua origem, na década de 60, até os dias de hoje, os modelos de conexão estão a cada dia se modernizando para oferecer mais velocidade e estabilidade aos seus usuários.

Conheça alguns tipos de conexões que já tivemos ao decorrer da história da internet.

Internet discada

A internet discada, ou dial-up, é um tipo de conexão que necessita do uso de uma linha telefônica para funcionar. Neste período, para utilizar a internet era quase como fazer uma ligação, porque era preciso ter um plano de telefonia.

Por este motivo, utilizar a internet era algo “caro”, já que os custos eram os mesmos de realizar uma ligação. Além do preço, a velocidade da conexão era um outro obstáculo, já que a internet discada só chegava a 56 Kbps.

Ou seja, era bem demorado para baixar algum arquivo- mesmo que pequeno, assistir um filme online então, era algo quase impossível.

Apesar disso tudo, este era um modelo de conexão bem simples, pois não precisava de muitas configurações e nem de dispositivos muito robustos.

Conexão xDSL

Similar à internet discada, a conexão xDSL (Digital Subscriber Line) também utilizava a linha telefônica para disponibilizar os serviços de internet.

O xDSL é um modelo de conexão que utiliza fios de cobre da linha telefônica para assim conectar o usuário à internet. No entanto, a grande diferença entre ambos os modelos, é que no modelo dial-up não era possível realizar ligações e se conectar à internet ao mesmo tempo, já com a xDSL isso se tornou possível.

Apesar da vantagem, o modelo também não permite grandes taxas de velocidade e outro ponto negativo, é que a conexão xDSL é mais rápida para receber dados do que para enviar. Ou seja, ela era mais veloz para realizar downloads do que para fazer uploads.

Internet Banda Larga

A conexão de internet banda larga surgiu com o intuito de aprimorar a experiência de navegação através de uma maior e melhor taxa de velocidade.

As conexões banda larga não necessitam do suporte de uma linha telefônica para ter o acesso à internet. Alguns exemplos de internet banda larga são: internet via rádio, via satélite e fibra óptica.

Internet Via Rádio

Conhecida também como “internet sem fio”, a conexão via rádio é aquela que atua através das ondas de radiofrequência. O processo de transmissão de internet via rádio é similar ao funcionamento de um rádio normal.

O rádio comum necessita de antenas e torres de transmissão para que o sinal chegue até os seus ouvintes, a internet via rádio funciona de igual modo. A torre de transmissão, ou POPs, envia o sinal até a casa do usuário e este terá uma antena para receber o sinal.

Desse modo, quando o sinal é recebido pela antena, ele passa pelo processo de conversão, através de um modem. Após ser convertido, os dados são transmitidos para o computador e assim, o usuário pode ter acesso à internet.

No entanto, um dos grandes desafios desse modelo de conexão, é a interferência. Como o sinal opera através de ondas de radiofrequência, qualquer árvore, ou até mesmo prédios mais altos, podem gerar uma grande interferência no sinal, impedindo a conexão.

É por este motivo que as antenas de recepção do sinal são instaladas em locais altos, para minimizar os riscos de interferência. Muitas regiões do Brasil ainda possuem este tipo de conexão, por não existirem outros tipos de cobertura, como é o caso dos locais mais afastados dos centros urbanos.

Via satélite

Como próprio nome diz, é a conexão que acontece através de um satélite. Para esse modelo, é preciso ter um modem para envio de dados e outro para recebimento, além de uma antena específica para receber o sinal. Por isso, o modelo é similar à internet via rádio.

A internet via satélite também é mais suscetível às interferências. Uma das grandes vantagens deste modelo é a abrangência de sua cobertura, já que ela pode ser utilizada em qualquer lugar do planeta.

Fibra óptica

Este é um dos modelos mais atuais que o mercado possui. A internet fibra óptica é uma tecnologia que permite a transmissão de dados em alta velocidade, através da luz. Por esse motivo, ela também é conhecida como a internet “à velocidade da luz”.

A fibra óptica são feixes de vidro revestidos de plástico reflexivo e isolante, e é essa estrutura que possibilita a transmissão da luz de um ponta a outra permitindo o tráfego de dados com altíssima velocidade e estabilidade.

Outro benefício, é que a internet sai diretamente do data center e vai até a residência dos usuários, o que ameniza as perdas de dados.

Essa é uma tecnologia que permite uma alta performance de conexão, porque ela permite bilhões de bits de dados por segundo. Logo, é possível ter planos mais robustos que proporcionam uma ultra experiência de conexão.

Infolink Telecom

Desde 2004, nossa empresa atua no ramo das telecomunicações, com cobertura de internet 100% fibra óptica, conectando milhares de clientes corporativos e residenciais ao poder da ultra conexão.

Nascemos na cidade de Eusébio-CE, uma cidade que fica à 24 km de distância da capital Fortaleza, mas estamos sempre em expansão para novos lugares.

Estamos presentes em mais de 18 cidades do Estado, conectando milhares de clientes corporativos e residenciais ao poder da ultra conexão.

Deseja conhecer as cidades em que atuamos? Clique aqui.

Vem ser ultra

Para saber se nossa ultra internet fibra óptica cobre a sua região, entre em contato conosco através de algum de nossos canais de atendimento.

No entanto, caso sua região, estado ou cidade não possua nossa rede de cobertura. Você pode solicitar e levar a Infolink Telecom para sua região. Para realizar o pedido, clique aqui.