Você já deve ter notado que a velocidade da sua internet pode variar ao longo do dia. Às vezes, parece que tudo está funcionando perfeitamente, enquanto em outras horas, pode ser difícil até mesmo carregar uma página simples. Uma das perguntas mais comuns entre os usuários de internet é por que a conexão fica lenta à noite e o que pode ser feito para melhorar isso.
Neste artigo, vamos explicar as possíveis causas e o que fazer em caso de lentidão.
Vários motivos podem levar à oscilações e lentidão na rede. Uma das situações mais comuns, é o aumento do número de usuários conectados à rede no período.
Durante o dia, a maioria das pessoas está trabalhando ou estudando, por isso, elas não estão utilizando a internet. No entanto, à noite, quando as pessoas estão em casa, a demanda por conexão com a internet aumenta. Isso pode ocasionar o congestionamento da rede, causado em velocidades lentas de internet.
Outro motivo que pode ocasionar lentidão são as manutenções preventivas de rotina que o seu provedor pode realizar durante este período. Normalmente, essas manutenções são feitas à noite e podem gerar instabilidade ou lentidão temporária.
Posicionar o roteador em um bom local é uma das formas de otimizar a conexão, dessa forma, haverá uma melhor propagação do sinal. O mais indicado é deixá-lo em uma área central da casa, de preferência, longe de espelhos, ou de outros equipamentos que possam emitir ondas eletromagnéticas.
Certifique-se de que seus cabos e conexões estejam em boas condições e analise se há interferências de outros dispositivos eletrônicos próximos ao seu roteador.
Se você estiver experimentando lentidão frequente da conexão, pode ser hora de considerar a realização de um upgrade do seu plano de internet, para uma velocidade maior.
Outra solução para este problema é mudar seu provedor de internet. Se você mora no Ceará e deseja experimentar uma conexão 100% fibra óptica, nós temos diversos planos para todos os perfis. Desfrute agora mesmo do poder da ultra conexão, para aderir e conhecer mais sobre a disponibilidade de cobertura, clique aqui.