Entenda como funciona o armazenamento em nuvem e veja 5 opções gratuitas - Infolink Telecom
×
Para Empresas Para Você
Central 24h: (85) 3260-0499

Entenda como funciona o armazenamento em nuvem e veja 5 opções gratuitas

2 de junho de 2022
Armazenamento em nuvem

Com certeza você já ouviu aquela expressão “salva na nuvem” ou “guarda na nuvem”, mas você sabe o que isso significa? E qual a importância para a sua empresa manter os arquivos bem guardados?

Todos os dias a tecnologia traz novas maneiras de simplificar e agilizar a vida das pessoas. É só pararmos para pensar nas invenções já criadas!

Na década de 80, por exemplo, o disquete era um item muito utilizado para armazenamento e logo em seguida vieram outras tecnologias, como o pen drive e mais atualmente, o HD.

Tudo isso, porque ter locais para armazenamento é de grande importância para guardar documentos, arquivos e materiais em diversos formatos. Apesar dos avanços, esses itens, como o HD podem acabar nos deixando na mão, já que eles podem ser perdidos, esquecidos e até mesmo danificados.

É por isso, que o armazenamento em nuvem é a melhor solução.

O que é o armazenamento em nuvem?

De forma simples, o armazenamento em nuvem é uma tecnologia que possibilita as pessoas guardarem seus arquivos em um servidor online. Desse modo, os usuários dessas tecnologias podem guardar todo tipo de arquivo (documentos, fotos, vídeos, músicas, programas, etc) e ter o acesso a qualquer momento através da internet.

Um dos maiores benefícios do armazenamento em nuvem é a possibilidade de acessar os arquivos a qualquer momento, hora, lugar e com o seu próprio smartphone. Além disso, é possível transferir, compartilhar, editar e criar documentos e planilhas online.

Veja 5 opções de armazenamento em nuvem:

Google Drive

Quase todo mundo hoje tem uma conta no Google, logo também tem acesso ao serviço em nuvem do servidor.

O Google Drive é um serviço ofertado pelo próprio Google, que disponibiliza até 15 GB de armazenamento em nuvem de forma gratuita. O servidor também permite editar arquivos offline, mas que ao conectar com a internet, as atualizações serão salvas automaticamente.

O serviço é compatível com os sistemas operacionais Windows, iOs e Android. Caso o usuário necessite de mais espaço, há versões pagas que permitem a ampliação.

Box

Essa é uma outra ferramenta que oferece o serviço de armazenamento. O Box permite sincronizar os dados e arquivos entre dispositivos e oferece até 10 GB gratuitos.

Assim como o Drive, o Box também funciona nos sistemas operacionais Android, Windows e iOS. Na versão gratuita é possível realizar upload, download, compartilhamento de arquivos e visualização dos materiais offline.

A ferramenta também dispõe de opções pagas e para ter acesso é só criar uma conta com o seu e-mail.

One Drive

Além dos serviços de e-mail e pacote office, a Microsoft também possui o seu próprio serviço de armazenamento: o OneDrive. A opção gratuita oferece 5 GB para seus usuários, mas também é possível expandir o armazenamento com a versão paga.

Uma grande vantagem é que os arquivos do pacote office também pode ser editados dentro do próprio One Drive.

Mega

Outra ferramenta gratuita que oferece até 20GB para armazenamento de arquivos é o Mega. Seu uso é possível tanto em computadores quanto em smartphones e para fazer uso, você só precisa realizar o cadastro com um endereço de e-mail.

Ele permite a criação de pastas, upload e download de arquivos. Uma das vantagens do mega em relação as demais opções de armazenamento, é o fato de que é uma das opções gratuitas que oferece mais espaço para armazenamento.

Dropbox

Com a possibilidade de reunir todos os arquivos em um só local, o Dropbox oferece até 2 GB de armazenamento gratuito para os seus usuários.

Assim como os demais, ele permite o salvamento em qualquer dispositivo e o compartilhamento. É possível usar tanto para fins pessoais quanto empresarial. Mas, dentre todas as opções, na versão gratuita, o Dropbox é o que apresenta a menor taxa de armazenamento.